O que é que acontece, afinal, se vier aí o FMI?
É que toda a gente fala, uns que é bom, outros que é mau, outros que já é tarde, e eu, para dizer a verdade, nem sequer sei quais os moldes e âmbito de intervenção.
Será burrice exclusiva?
Se eles vierem passar a pente fino as contas públicas, sim, parece-me bem
Se vierem ver os gastos aberrantes de ceras entidades públicas em soluções aberrantes, sim
Se vierem cá para pôr ponto final nas birras de maus funcionários públicos, sim.
Se calhar nem imaginam nas burrices e gastos estúpidos que se fazem porque engenheiros das câmaras que dependem de outros, que dependem de outros , que (........)que depende de um chefe, que depende de um vereador que depende de um presidente, decidem que não mandam nada e como tal nem vão gastar tempo a pensar ou propôr ou aceitar uma solução melhor. É impressionante, e é o principal motivo pelo qual eu tenho resistido a concorrer para o emprego certo das 9 às 17, com todos os direitos, regalias, férias, subsídios e afins, antes do mês chegar.
Se vierem colocar um tecto nos ordenados de gestores públicos, sim
E aqui eu não tenho nada contra o pessoal que trabalha, acumula empregos e tenta ganhar um maior ordenado fruto do seu esforço. Todos os dias tento fazer isso, ainda que sem bons resultados.
Mas tenho tudo contra os que se fazem pagar milionariamente por um serviço público, que negoceiam regalias do outro mundo ( e mais burro é quem as aceita, ou invejoso, não sei, ou com esperança de quando esse sair ir para lá ele e herdar as regalias, parece-me...), e depois ao fim do ano o prejuízo agravou, ou então o lucro é exorbitante,`a custo de aumentos inegociáveis que temos de pagar, sem bufar...
Se vierem reduzir os 4 fucionários que empurram uma maca para um exame de rotina do paciente, sim ( eu vi, várias vezes, ainda a semana passada, num dos principais hospitais do pais! e depois, ainda ficavam à espera, a ver o Goucha...)
Se vierem dizer que se gaha muito, e é preciso baixar, não estou preocupada, porque não estou na lista dos bons ganhadores, por isso, perdido por 100, perdido por 1000, é-me igual
Se virem dizer que é para aumentar preços de comida, detergentes, roupas, pois bem, eu até já compro quase tudo marcas brancas e mais baratas... compra-se menos
Se for para aumentar ainda mais os impostos das pequenas empresas, ó pá, espera aí! eu acho que até já pago mais impostos do que o que recebo! Não percebo! Todos os meses há sempre qualquer coisa n ova para pagar! acho que até pago sobre prejuízos e sobre o que penso! Aliás, tendo um trabalho praticamente todo intelectual, pergunto-me se não serei um tipo de Puta que vende o cérebro, e sobre o qual recai IVA.
Isto de se taxarem planos de trabalho, planeamentos, mapas comparativos de preços, controlo de facturas, orçamentação, medições, ordens, ideias, aulas,deixa-me um pouco apreensiva. Bem, aumentos que fosse de 5%, sempre seria um pensamento de primeira necessidade. A 21%, começo a sentir-me com um cérebro superfulo.
Talvez seja melhor começar a poupar nele...