Como tal, é dia de mercado na grandiosa Vila de Maceira.
O edifício está pronto, mas o mercado continua a ser feito na rua. Quando passarem para o edifício vai continuar a ser feito na rua, porque é pequeno para tanta gente. Tenho dito.
Isto quer dizer que é dia de carros a obstruir estradas e estacionamentos durante toda a manhã. Senhoras e senhores com cestos, sacos carrinhos, a ignorarem a existência de passeios, e deslocarem-se à estonteante velocidade de lesma mesmo pelo meio da estrada. Significa ainda papa-reformas e "motas da vaca" ( aquelas fechadas com um atreladosinho, da Piaggio ou equivalente) a fazerem as maiores barbaridades, com um senhor de boné ao volante, e uma senhora de permanente ao lado.
À parte disso, há legumes e frutas boas, e uma bancada de roupa de criança, outra de calçado de criança e mais duas outrês que vendem coisas bonitas e de qualidade. Às vezes compro lá, ou na de Leiria ao sábado, ou na mítica Feira de Pataias, ao domingo de manhã. E não me caem os parentes em desonra.