Sobre mim e outras coisas, irreais, ou nem por isso...

24
Mai 16

para quem possa ter dúvidas sobre as escolas que perdem algumas turmas de contrato.

http://cdn.impresa.pt/…/aviso-de-abertura-de-procedimento-p…

Nesta lista há turmas da nossa região.

Antes de dizerem cobras e lagartos sobre o assunto, vejam claramente o seguinte:

Não se mexe nos ciclos a decorrer. Quem passa para o 6º ano e tinha contrato, continua a ter, quem passa para o 8º e 9º também, e assim sucessivamente

Diminui o número de turmas financiado em cada início de turma.

Mas:

Já viram quantas turmas é que existiam anteriormente?
podem ler no anexo: só financiam 3 do 5º ano e 2 do 7º. AI Jesus, e agora? depois pesquisam no site da escola, e concluem que afinal só perderam 1 turma...ou mais, caso a caso.

Bem, e então quais são os alunos de pública e de privada? não me parece que uma escola que queira ter privilégios de pública possa escolher, seja por notas, estatuto social, proximidade, irmãos...talvez uma mistura de factores.

Mas se calhar pode juntar os pais e dizer: pois bem, perdemos x% de financiamento. esse valor corresponde a uma propina de y€ por aluno, numa média geral. Continuam interessados?

Se a escola é assim tão boa, e tem muito alunos, então não será difícil convencer que todos terão de pagar um pouco.

Espera aí...todos?! Ai o meu filho vai para o 6º ano, não tenho de pagar pelos filhos dos outros!!!!
Senhor papá, senhora mamã: nem eu!!!
Se a escola é boa, se os pais acreditam no seu projecto educativo, lutem por ele, façam o que for preciso.

Mas agora pensem nos vossos argumentos: temos condições, temos professores, temos segurança, temos actividades extra. Se ninguém paga ( excepto alguns extras...), de onde vem esse dinheiro: do erário público.
Se uma escola pública tem condições, tem professores, mas não tem alunos, também não recebe dinheiro por eles. Aí começa a espiral em que não há dinheiro, não há condições, não há, não há, não há...

Direcções de escola pública: peçam mais autonomia e aprendam a fazer como os privados que, imagine-se, até conseguem ter lucro com as suas escolas.

Professores do público e privado, sejam justos nas reclamações que fazem: a escola não é para os professores, é para os alunos. Os professores são a riqueza que a escola tem para dar. Num ou noutro regime, dêem o vosso melhor, e o esforço valerá a pena. Pode não parecer, mas os alunos reconhecem, agradecem e acarinham um bom professor, não necessariamente o professor bonzinho. Os que são espezinhados pela entidade patronal, queixem-se a quem de direito. Os que são sistematicamente prejudicados na sua carreira, queixem-se a quem de direito. Os que estão bem, apoiem a luta dos colegas. Os que se estão pouco ralando, deixem o lugar vago para quem quer trabalhar. Não é um pai ouvir coisas como " ninguém me paga para eu fazer mais que isto"...

Pais das criancinhas: a escola pública não está a dar a resposta mais adequada? então porquê?
- ai, não fazem nada, não têm isto ou aquilo...ouçam lá, mas eu costumo ver-vos por lá nas reuniões, nas assembleias, nas associações de pais, no conselho escolar? ! que eu ando a caminhar para lá sistematicamente ´desde 2006 e raramente vejo mais que a meia dúzia de caras do costume!!!
- ai, a segurança, e mais não sei o quê, os miúdos saiem da escola, ninguém está a ver...Esperem aí, não percebo! então o vosso filho ( especificamente aqui na escola das minhas, não sei se todas as escolas têm, se não têm deviam!), o vosso filho não tem um cartão para controlo de entradas e saídas? as minhas só podem sair às horas de as irem buscar, curioso. Uma opção minha. Que a maioria dos pais não escolheu, mais uma vez, um facto curioso!
- ai, o professor A, B, C...não presta, não sabe ensinar, não sei quê, não sei que mais...Ja se juntou com um grupo de pais que partilham exactamente dessa opinião e a apresentou, evidenciada, à direcção da escola?
- ai, o ambiente, a educação dos miúdos, .... comece por dar educação ao seu. Se cada um fizer a sua parte, fica bem mais fácil que na escola tudos sejam mais educados...
- ai, as actividades extra...sabe que actividades é que a escola pública propõe, o desporto, as artes, os clubes? já se informou? já foi perguntar o que se passa?
- ai o apoio, a ajuda aos alunos...tem a certeza que na escola publica não há?
- ai que a escola está velha...pois olhem, que uma escola velha sem alunos, de certeza que não vai ser melhorada...

e por aí adiante...

agora, se faz favor, pais com filhos nas escolas afectadas: apontem-me os erros deste meu paleio. Posso estar enganada, e se me apontarem os erros, quem sabe se não posso ter uma ideia mais esclarecida sobre o assunto.

publicado por na primeira pessoa do singular às 16:59

Selo concurso
limetree
mais sobre mim
Maio 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
25
26
28

29
30
31


Selo concurso
limetree
blogs SAPO