Sobre mim e outras coisas, irreais, ou nem por isso...

06
Jun 12

Declaração prévia: não sou filiada nem simpatizante de nenhum partido, tenho aproximações à centro esquerda, mas as minhas ideias percorrem aleatóriamente todos os braços políticos, desda ponta do dedo "pai de todos", da mão direita à mão esquerda. É uma coisa só minha.

 

A Deco afirma que há muitas famílias com graves dificuldades em assumir os pagamentos de bens como água. electricidade, gás, essenciais a uma vida condigna. E não acontece só com os sobrendividados por gastos desnecessários: acontece grandemente a quem tem parcos meios de sobrevivência.

 

Daí eu ter pensado uma ideia, que seria interessante se alguém entendido na matéria pudesse analisar e fazer umas continhas. Continhas essas que eu não sei fazer.

 

Suponha-se que é feito um cálculo com o vector ( tipologia familiar, tipologia de habitação, zona geográfica, estação do ano, rendimento per capita do agregado) que permitisse estabelecer e atribuir  personalizadamente, a cada cliente de água, electricidade, gás, um um consumo admissível, suficiente para a sobrevivência condigna. Seria um valor diário, acumulável, transitável de mês para mês, e periodicamente revisível.

 

Suponha-se que o estado era o proprietário e gestor dos recursos energéticos.

 

E que esse consumo era gratuito. Ao que acresceria uma pequena taxa para manutenção, construção e inovação nas redes. Tudo o que excedêsse era bem pago, a valores pré determinados.

 

Acredito que o que as famílias poupassem nesta fatia seria canalizado para consumo. Para melhoria das condições energéticas das habitações e equipamentos, racionalização de consumo, quebra de desperdícios. Com claras vantagens para o particular, para as empresas e para o estado

 

Para consumo empresarial, teria de ser estabelecido uma regra própria.

 

 

Mas será que é uma ideia assim tão descabida? é que os portugueses são muito bons a sujeitar-se e a tentar, cada vez que o assunto inclui a palavras "BORLA"

 

 

 

 

 

publicado por na primeira pessoa do singular às 10:13

Selo concurso
limetree
mais sobre mim
Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29


Selo concurso
limetree
blogs SAPO